Diversas competições paralímpicas internacionais brilharam neste fim de semana, brasileiros marcam história no no esporte adaptado.
Por: Evelin Scandal
Tiro Esportivo: O Brasil encerrou neste sábado, 13, sua participação no Aberto Internacional de Tiro Esportivo, em Hannover, na Alemanha. Em sete dias de competição, o país levou duas medalhas de bronze, ambas com Geraldo Von Rosenthal e em provas de pistola. O gaúcho alcançou o pódio na disputa P3 (pistola sport 25m) e na P5 (pistola de ar standard 10m).
Ciclismo
A modalidade foi a que mais se destacou nos últimos três dias. O paulista de Araraquara Lauro Chaman, classe C5 (deficiência físico-motora em bicicletas convencionais), com um ouro no contrarrelógio e uma prata na prova de resistência, e a paranaense Jady Malavazzi, classe H3 (deficiência físico-motora em handbikes), com a prata na prova de resistência, foram os responsáveis por levar o Brasil ao pódio na Copa do Mundo de Estrada, em Maniago, na Itália. As conquistas de Lauro, aliás, o colocaram na liderança das etapas de Copa do Mundo de Estrada nesta temporada. O ciclismo será disputado ainda essa semana na Belgica, e terão como representantes, Lauro Chamam e Jady.
Esgrima em cadeira de rodas
Na Holanda, quem brilhou foi o esgrimista Jovane Guissone, campeão paralímpico em Londres 2012, categoria B (baixa mobilidade de tronco). O gaúcho levou a medalha de prata na prova de espada, sua arma favorita. Jovane perdeu a final para o britânico Dimitri Coutya, por 15 a 9.
Triatlo
O sábado também foi de medalha para o triatlo brasileiro. Na Copa do Mundo de Yokohama, no Japão, Marcelo Collet, classe PTS4 (andantes com deficiência físico motora) ficou com o bronze após concluir a prova em 1h07min38. O resultado deixa Marcelo muito perto da vaga na final do Campeonato Mundial, em setembro, na Holanda.
Fonte: CPB
Fotos: Graziella Batista – MPIX/CPB