Expectativa toma conta dos brasileiros em PyeongChang

Os representantes brasileiros que disputarão os jogos paralímpicos de inverno na Coréia do Sul  já se encontram em seus aposentos na vila dos atletas.

“É uma emoção enorme chegar aqui e ver que o sonho, finalmente, se realizou. Poder ser a primeira mulher brasileira a disputar os Jogos Paralímpicos de Inverno e estar em mais uma Paralimpíada me deixa muito feliz”, comentou Aline, 27 anos, que inclusive  disputou os jogos paralimpicos Rio2016  no atletismo.

Aline competirá no esqui cross-country, que consiste em corrida de esqui na neve e o equipamento utilizado varia de cada grau de deficiência do atleta, que pode ser portador das mais diversas desde amputações até  atletas com deficiencia visual, neste caso o atleta pode contar com a ajuda do atleta guia e pode ser utilizados tanto esqui sentado quanto cadeira acoplada ao esqui.

Trata se de um esporte que exige muito do condicionamento físico, e é praticado em diversos paises. Consiste em percorrer um percuso pré determinado,  Aline competirá na classe LW11 pois perdeu os movimentos das pernas após sofrer um acidente de carro aos 15 anos. Por ser semelhante ao s movimentos da corrida de cadeiras de rodas, a atleta começou então a competir na neve.

 

Atletas de esqui cross country em disputa. imagem mostra três competidores, com a cadeira acoplada ao esqui em um terreno semi plano, na imagem é posivel ver equenas montanhas de neve, e no canto esquerdo da foto, algumas pessoas em pé no esqui.
Foto retirada do portal: CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *