Foi definido nesta quarta feira 22, que o basquete em cadeiras de rodas voltará com força em París 2024.
Divulgado pelo IPC e Pela IWBF veja a declaração na íntegra:
O Conselho Diretor do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) reintegrou condicionalmente o basquete em cadeira de rodas no programa de esportes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 após revisar o progresso da IWBF no desenvolvimento de Regras de Classificação que estejam em conformidade com o Código de Classificação de Atletas do IPC de 2015 . A reintegração condicional está em vigor até que a IWBF implemente totalmente suas novas regras de classificação, incluindo a avaliação dos critérios de comprometimento mínimo.
Em janeiro de 2020, o Conselho de Administração do IPC declarou a IWBF em não conformidade com o Código de Classificação de Atletas do IPC de 2015 e definiu um prazo para conformidade a ser cumprido até 31 de agosto de 2021 para que o esporte permanecesse como parte do Movimento Paraolímpico e fosse reintegrado ao programa de esportes dos Jogos Paraolímpicos de Paris 2024.
Desde que as sanções iniciais foram introduzidas, com o apoio de seus países e do IPC, a IWBF tem trabalhado muito para desenvolver novas regras de classificação em conformidade com o Código. A IWBF também desenvolveu um plano de implementação sobre como seu novo sistema de classificação e regras serão implementados com sucesso.
Após uma reunião do Conselho Diretor do IPC nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020 , onde o Conselho Diretor discutiu o trabalho da IWBF sobre este assunto (incluindo a revisão do relatório detalhado da IWBF sobre seu progresso de conformidade), o Conselho ficou satisfeito com o progresso feito pela IWBF e a decisão de restabelecer o basquete em cadeira de rodas de volta ao programa de esportes do Paris 2024.
A decisão é condicional dependente de uma série de estipulações; incluindo mas não limitado a:
- A IWBF implementa de forma eficaz e completa seu plano de implementação para as novas Regras de Classificação de 2021, bem como implementa seus planos futuros declarados com relação à classificação;
- A IWBF avalia todos os jogadores de basquete em cadeira de rodas classificados internacionalmente em relação aos novos critérios de deficiência mínima incluídos nas Regras de Classificação dentro do período de transição (terminando em 31 de dezembro de 2022).
- Colaboração total, cooperação e transparência com o IPC e seus membros em relação às ações em andamento, incluindo relatórios trimestrais (começando em dezembro de 2021) e envolvimento do pessoal do IPC nas avaliações de treinamento e classificação.
Andrew Parsons, disse:
“O IPC está satisfeito com o progresso significativo feito pela IWBF nos últimos seis meses em seus esforços para cumprir o Código.
“Devido à ambição do plano de implementação da IWBF, é razoável e necessário que algumas condições sejam anexadas à decisão de conformidade da Diretoria. As condições são projetadas para fornecer garantia de que o plano de implementação está sendo seguido e para fornecer suporte à IWBF quando necessário. As condições exigirão colaboração contínua, transparência e cooperação entre a IWBF e o IPC. Isso foi fundamental para atingir este ponto e assim permanecerá para o sucesso do plano de implementação.
“A expectativa agora do IPC é que os membros da IWBF, e principalmente os atletas, sejam mantidos informados sobre o progresso e quaisquer outras alterações feitas na classificação. O IPC sempre apoiará a IWBF em seu trabalho para desenvolver ainda mais seus sistemas de classificação. Esperamos que esta relação de trabalho bem-sucedida continue e este seja o início de um novo capítulo. ”
O presidente da IWBF, Ulf Mehrens, disse:
“Estamos gratos pelo IPC ter reconhecido o extenso trabalho que tem sido feito para atualizar nossas regras e garantir que estejam alinhadas com o Código do IPC e estamos satisfeitos com o progresso que a IWBF fez até agora para se tornar compatível com o código.
“Ter o basquete em cadeira de rodas reintegrado no programa dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 é importante não apenas para nossos membros, cujo objetivo é competir em uma paraolimpíada, mas é inestimável para o esporte ser exibido em uma das maiores celebrações esportivas globais que nos permite para capturar e inspirar as gerações futuras.
“A classificação é a pedra angular de todos os para-esportes e para o basquete em cadeira de rodas não é diferente. É responsabilidade da IWBF garantir que os altos padrões de classificação para o esporte do basquete em cadeira de rodas tenham um sistema de classificação justo e transparente que atenda ao Código de Classificação de Atletas do IPC e aos Padrões Internacionais.
“Em nome de toda a IWBF, gostaria de expressar nossa mais profunda gratidão aos nossos membros e jogadores por sua cooperação e apoio ao longo deste processo. Agradecimentos sinceros também devem ser dirigidos a todas as partes interessadas externas cuja assistência tornou isso possível, especialmente ao IPC por sua colaboração e orientação para nos levar até este ponto. Esperamos continuar a trabalhar com o IPC, pois estamos totalmente comprometidos em realizar nossos planos e nos tornarmos líderes de classificação no para-esporte ”
As mudanças nas Regras e Regulamentos de Classificação da IWBF para basquete internacional em cadeira de rodas entrarão em vigor a partir de 1º de outubro de 2021.
Como parte da revisão das Regras de Classificação, um Manual de Classificação atualizado foi produzido.
Todos os jogadores internacionais de basquete em cadeira de rodas serão reavaliados de acordo com os novos Critérios de Imparidade Mínima assim que as regras entrarem em vigor e, para aqueles que não atenderem aos critérios, um período de transição até o final de dezembro de 2022 foi incluído nas regras. A IWBF também desenvolveu um plano para treinar novamente seus classificadores.
Leia Mais