Seleção brasileira de futebol de cegos garante vaga em Paris 2024
Seleção brasileira de futebol de cegos garante vaga em Paris 2024
Posted By on 22 de agosto de 2023
Por Rafael Passos
Nonato chuta prensado por adversário francês, enquanto goleiro está ajoelhado com os braços abertos esperando a conclusão da jogada. No detalhe da foto no canto direito, o óculos preto do brasileiro está próximo a ele após sair do rosto durante o lance. Foto: Renan Cacioli/CBDV.
Brasil vai em busca do hexacampeonato paralímpico em Paris
A seleção brasileira de futebol de cegos está classificada para os os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Nesta terça-feira (22), o Brasil venceu a França por 1 a 0, pelas quartas de final da Copa do Mundo da modalidade. A competição que está inserida nos Jogos Mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês), em Birmingham, em Inglaterra. Na Paralimpiada, a equipe treinada por Fábio Vasconcelos irá em busca o sexto título.
Os três primeiros colocados da Copa do Mundo garantem vaga nos Jogos de Paris. Como a China, que também é uma das semifinalistas da competição, têm vaga na próxima edição da Paralimpíada por ser a atual campeã asiática, a seleção brasileira se garantiu no torneio paralímpico.
Na Copa do Mundo, o Brasil é o maior vencedor da história com cinco títulos (2018, 2014, 2010, 2000 e 1998) e atual tricampeão consecutivo. O gol que valeu a classificação à semifinal do Mundial e para os Jogos Paralímpicos foi marcado a sete minutos do fim do segundo tempo, quando Jardiel carregou a bola por meia quadra, limpou a marcação e, já na pequena área, tocou para Nonato, que só escorou para o fundo das redes francesas.
A China, que venceu o arquirrival asiático Japão por 1 a 0, gol de Ruiming Zhu, será a adversária brasileira na semifinal. O duelo está marcado para as 14h30 (de Brasília), desta quarta-feira (23), com transmissão ao vivo pelo YouTube da Federação Internacional de Esportes para Cegos NESTE LINK.
Será a terceira Copa do Mundo seguida que Brasil e China se enfrentam na semifinal. Em 2014, em Tóquio, no Japão, vitória brasileira por 2 a 1. Em 2018, em Madri, na Espanha, ganhamos de 1 a 0. Os dois países também fizeram confronto histórico pela semi dos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016, quando Jefinho comandou a virada verde e amarela por 2 a 1.
O vencedor enfrenta o ganhador do duelo sul-americano entre Colômbia e Argentina, que jogam às 12h30. Os dois também se garantiram na Paralimpíada, o que faz com que o trio de ferro do continente não tenha de brigar pela vaga nos Jogos Parapan-Americanos do Chile, em novembro, de onde apenas o campeão garante vaga no torneio paralímpico na capital francesa.
“Muito orgulho! O primeiro passo foi dado, que era conseguir a vaga em Paris. E, agora, a gente foca no hexacampeonato. Viemos aqui para isto”, disse o goleiro Matheus Costa, substituto do titular Luan, que se lesionou durante a segunda rodada. “Eu sabia da responsabilidade que era substituir o Luan, mas tenho a confiança dele, do professor Fábio Vasconcelos e de todos os jogadores”, completou o técnico.
Veja os convocados:
Atletas
CÁSSIO LOPES DOS REIS: Maestro-PR
JARDIEL VIEIRA SOARES: Apace-PB
JEFERSON DA CONCEIÇÃO GONÇALVES: Maestro-PR
JONATAN FELIPE BORGES DA SILVA: Apace-PB
LUAN DE LACERDA GONÇALVES: Agafuc-RS
MAICON JUNIOR DOS SANTOS MENDES: Apace-PB
MATHEUS DA COSTA COELHO BUMUSSA: Apace-PB
RAIMUNDO NONATO ALVES MENDES: Agafuc-RS
SAMIR SANTANA DA SILVA: Apadv-SP
TIAGO DA SILVA: Maestro-PR
Comissão técnica
FÁBIO LUIZ RIBEIRO DE VASCONCELOS: técnico
JOSINALDO COSTA SOUSA: auxiliar técnico
EDSON GOMES MARINHO JÚNIOR: preparador físico e chamador
HALEKSON BARBOSA DE FREITAS: fisioterapeuta
ALEXANDRE SÉRGIO SILVA: fisiologista
HESOJY GLEY DA SILVA: médico
KELVIN GYULO BAKOS: coordenador
ANDRESSA DOS SANTOS: psicóloga
RENAN ALVARES CACIOLI: assessor de imprensa
NATHALIA MAZON GONÇALVES: nutricionista
Assista a jogada de Jardiel e o gol de Nonato, que deu a vitória ao Brasil contra a França por 1 a 0, pelas quartas de final da Copa do Mundo de #futeboldecegos da @IBSABlindSports, em Birmingham, na Inglaterra. https://t.co/cmEf41Qb5U