Brasil encerra o Mundial de natação paralímpica na 4ª colocação

Por Rafael Passos

Os brasileiros subiram 46 vezes ao pódio, com 16 medalhas de ouro, 11 de pratas e 19 de bronze

Neste domingo (6 de agosto), a delegação brasileira encerrou o Mundial de natação paralímpica, que foi disputado no Manchester Aquatics Centre, em Manchester, na Inglaterra. Ao todo, em sete dias de competição, a Seleção subiu 46 vezes ao pódio (16 ouros, 11 pratas e 19 bronzes) e ficou na quarta colocação, atrás da Itália, Ucrânia e China, superando a anfitriã Grã-Bretanha em uma disputa acirrada até a última prova da competição.

O campeonato reuniu 538 competidores de 67 países. O Brasil foi representado por 29 nadadores de 10 estados (CE, MG, PA, PE, PR, RJ, RN, RS, SC e SP), sendo 15 mulheres e 14 homens. A Itália foi campeã com 26 ouros, 15 pratas e 11 bronzes, seguida por Ucrânia (20 ouros, 13 pratas e 22 bronzes) e China (18 ouros, 20 pratas e 13 bronzes).

Este foi o último Mundial de natação paralímpica antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Antes dos das Paralímpiadas, os nadadores brasileiros vão disputar o Parapan de Santiago, Chile, de 17 a 26 de novembro.

Em quantidade de medalhas de ouro, esta foi a terceira melhor campanha de uma delegação brasileira no evento. Apenas as da Ilha da Madeira, Portugal, no ano passado, e da Cidade do México, em 2017, foram superiores. No entanto, em números totais, a de Manchester foi a segunda, à frente da realizada na capital mexicana.

Em Portugal, o Brasil obteve 53 conquistas (19 ouros, 10 pratas e 24 bronzes) e terminou na terceira colocação. A China, potência na natação paralímpica, não participou da edição de 2022. Já em águas mexicanas, a Seleção voltou com 18 ouros, nove pratas e nove bronzes. Foram 36 pódios no total, menos do que em Manchester, e o país ficou em quarto lugar.

Os atletas da seleção brasileira de natação posam para foto na piscina do Manchester Aquatics Centre (Foto: Douglas Magno/CPB)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *