Por Rafael Passos
Lorena Sopladores, atleta da classe T11 (com deficiência visual) saltou 4,91m e ficou com a medalha de prata
A primeira medalha do Brasil no Mundial de atletismo paralímpico, em Paris, foi conquistada pela paranaense Lorena Spoladore. Neste domingo (9), a atleta da classe T11 (com deficiência visual) saltou 4,91m e ficou com a segunda posição na prova vencida pela uzbeque Asila Mirzayorova, que atingiu a marca de 5,13m. Outra brasileira na disputa, a sul-matogrossense Silvânia Costa terminou a sua participação na quinta colocação, com 4,59m.
Ao todo, o Brasil será representado por 54 atletas de 19 Estados na competição em Paris. A maioria dos participantes é nascida no Estado de São Paulo. São 14 dos 54 competidores com deficiência. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou a convocação de 51 atletas e 11 atletas-guia para o Mundial. Além disso, três atletas brasileiros receberam convites nominais enviados pelo World Para Athletics (WPA), braço do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês).
Confira a lista completa de convocados
Essa foi a quinta medalha de Lorena Spoladore em Mundiais de atletismo. Antes, já havia conquistado o ouro no salto em distância em Lyon 2013, a prata também no salto em distância em Doha 2015, e bronze nos 100m e nos 200m em Dubai 2019.
“Ser a primeira medalha do Brasil tem um gostinho ainda maior. Estou muito feliz e grata. Voltar a medalhar no salto em distância é muito bom, foi a prova em que eu iniciei no atletismo e me deu visibilidade no esporte. Nosso objetivo são as provas dos 100m e 200m, mas essa boa preparação refletiu também na disputa do salto”, afirmou a atleta que ficou cega devido a um glaucoma congênito.
Com a medalha de Lorena, o Brasil conquistou 216 medalhas na história dos Mundiais de atletismo – sem considerar a participação do país na edição de Birmingham 1998 por falta de dados do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). Foram 74 ouros, 66 pratas e 76 bronzes.
Em Paris, Lorena ainda vai competir nas provas dos 100m e 200m T11 entre os dias 12 e 17 de julho.

#PraCegoVer Lorena Spoladore comemora com a bandeira do Brasil nas costas. Lorena, atleta do salto em distância T11 (deficiência visual), sorri, com o braço direito levantado e veste regata amarela e uma venda de competição. Foto: Alexandre Schneider /CPB.

#PraCegoVer Foto de Lorena Spoladore saltando. Lorena está com com os pés no ar e os braços abertos durante a prova do salto em distância. Foto: Ale Cabral / CPB.

#PraCegoVer Lorena Spoladore ao lado do seu guia Renato Ben Hur. Eles estão segurando a bandeira do Brasil e sorrindo. Foto: Ale Cabral / CPB.