IRM e Adevlasc conquistam o Regional Sul de Goalball

Por Rafael Passos

Os paranaenses do IRM foram campeões no masculino, enquanto as catarinenses da Adevlasc venceram no feminino

O Regional Sul de Goalball 2023 chegou ao fim neste domingo (4), no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre. Após cinco dias de jogos, o lugar mais alto do pódio ficou com o IRM (Instituto Roberto Miranda), do Paraná, que conquistou o hexacampeonato no masculino. No feminino, a Adevlasc (Associação dos Deficientes Visuais de Laguna), de Santa Catarina, levou para casa a medalha de ouro pela terceira vez seguida. O torneio masculino reuniu 12 times, enquanto a disputa feminina foi disputado por nove equipes.

A partir das 8h desde domingo começaram a ser disputadas as medalhas de ouro e de bronze, no ginásio localizado no Sesc Protásio Alves, na zona norte da capital gaúcha.

A Adevlasc, de Laguna (SC), levou o ouro com a campanha invicta de cinco vitórias. Na final, as catarinenses venceram o IRM, por 12 a 2, ou seja Game, que é quando uma equipe abre dez gols de diferença sobre a outra. A ala argentina Mariela Almeida, ainda foi a artilheira da competição, com 48 gols marcados. Na decisão do terceiro lugar, Por fim, a Apesblu (Associação de Paradesporto de Blumenau) bateu a Acesa (Associação Catarinense de Esportes Adaptados), por 3 a 2.

Na final entre os homens, o IRM (Instituto Roberto Miranda) venceu a Acergs (Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul), por 9 a 2. Os londrinenses fecharam a disputa com a campanha invicta de seis vitórias. Quem levou bronze na modalidade masculina foi a Adevlasc, combo triunfou sobre a Afadev (Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais), por 10 a 0. O artilheiro da competição foi Eloy Nieva, da Adevlasc, que balançou as redes em 31 oportunidades.

Este foi o terceiro dos cinco regionais da modalidade previstos para este ano: os outros serão em São José dos Campos (SP), de 25 a 30 de junho, e Brasília (DF), de 4 a 8 de julho. Todos são classificatórios para o Campeonato Brasileiro – Série B – apenas o campeão de cada categoria obtém vaga, desde que já não esteja classificado para uma das duas divisões nacionais. No caso do Regional Sul, as vagas ficaram com IRM, no feminino, e Acergs, no masculino.

Equipes do IRM e da Adevlasc posam na quadra com as medalhas de ouro e os troféus dos respectivos título no masculino e feminino do Regional Sul. Foto: Renan Cacioli/CBDV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *