Seleção Brasileira vence o Japão e conquista o bicampeonato do Grand Prix de futebol de cegos

Brasil foi campeão com a campanha de cinco jogos e cinco vitórias

Por Rafael Passos

A Seleção Brasileira de futebol de cegos conquistou o bicampeonato do IBSA Grand Prix, disputado Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Neste sábado (27), o time pentacampeão mundial e penta campeão paralímpico venceu o Japão, por 2 a 0, gols marcados por Nonato e Tiago Paraná.

A terceira colocação ficou com a Argentina, que derrotou a França, por 1 a 0, gol de Maxi Espinillo.

Oito países, Brasil, Argentina, Japão, Tailândia, França, Inglaterra, Itália e Chile, disputaram o Grand Prix, que distribuiu além das medalhas para os três primeiros lugares, premiações individuais. A de Artilheiro foi para Nonato, do Brasil, com sete gols. O Melhor Goleiro foi o inglês Dylan Malpas. E o Prêmio Fair Play ficou com a Seleção Chilena.

Sobre o Grand Prix de Futebol de Cegos da IBSA

Esta foi a primeira edição do tradicional Grand Prix da IBSA na América do Sul, México, em 2022, e Japão, em 2021, 2019 e 2018, foram as sedes anteriores. A Seleção Brasileira disputou a competição pela segunda vez na história. Logo em sua estreia, no ano passado, ficou com a taça batendo a Argentina na decisão do campeonato realizado em Puebla, no México.

O próximo compromisso da Seleção Brasileira é a Copa do Mundo, que será realizado em Birmingham, na Inglaterra. A oitava edição do torneio, que estará integrado dentro da programação dos Jogos Mundiais, acontecerá de 12 a 25 de agosto.

O Brasil, maior campeão da história com cinco títulos (2018, 2014, 2010, 2000 e 1998) e atual tricampeão consecutivo, buscará o hexa contra: Alemanha, Argentina, China, Colômbia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irã, Itália, Japão, Mali, Marrocos, México, Tailândia e Turquia.

Além do hexa, a Seleção Brasileira lutará pela classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Os três primeiros colocados da Copa do Mundo estarão automaticamente garantidos na Paralimpíada francesa. O país é, até hoje, o único ganhador de todas as edições – o futebol de cegos foi inserido na grade a partir de Atenas 2004. Outra possibilidade de obter vaga em Paris será via Jogos Parapan-Americanos, que serão disputados em novembro, no Chile. Neste caso, apenas o campeão garante lugar.

A IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para CegosA competição acontecerá de 12 a 25 de agosto) ainda não divulgou maiores detalhes sobre o formato da Copa do Mundo, mas ele deverá seguir o modelo da edição de 2018, realizada em Madri, quando também foi jogada por 16 seleções divididas em quatro grupos de quatro times cada. Os dois melhores de cada chave avançam às quartas de final.

Para a primeira competição da temporada, o técnico Fábio Vasconcelos chamou dez atletas, sendo dois goleiros e oito de linha. Confira a lista

Para a primeira competição da temporada, o técnico Fábio Vasconcelos chamou dez atletas, sendo dois goleiros e oito de linha. Confira a lista:

Goleiros:

Luan de Lacerda Gonçalves: Agafuc-RS
Matheus da Costa Coelho Bumussa: Apace-PB

Atletas de linha:

Alefe Vinícius Alves Nogueira: Apadv-SP
Cássio Lopes dos Reis: Maestro-PR
Jardiel Vieira Soares: Apace-PB
Jonatan Felipe Borges da Silva: Apace-PB
Maicon Junior dos Santos Mendes: Apace-PB
Raimundo Nonato Alves Mendes: Agafuc-RS
Ricardo Steinmetz Alves: Agafuc-RS
Tiago da Silva: Maestro-PR

Confira todos os resultados do Grand Prix de Futebol de Cegos 2023:

Terça-feira – 23 de maio
Chile 1 x 1 Inglaterra
Brasil 3 x 0 Japão
Tailândia 0 x 0 Argentina
Itália 1 x 2 França

Quarta-feira – 24 de maio
Japão 0 x 0 Chile
Brasil 2 x 0 Inglaterra
França 0 x 3 Argentina
Tailândia 1 x 0 Itália

Quinta-feira – 25 de maio
Inglaterra 0 x 1 Japão
Brasil 3 x 0 Chile
França 1 x 0 Tailândia
Itália 0 x 3 Argentina

Sexta-feira – 26 de maio

Disputa pelo 7° lugar
Itália 0 x 1 Inglaterra

Disputa pelo 5° lugar
Tailândia 1 (2) x (0) Chile

Semifinal 1
Argentina 2 (1) x (2) 2 Japão

Semifinal 2
Brasil 4 x 1 França

Sábado – 27 de maio

Disputa pela Medalha de Bronze
Argentina 1 x 0 França

Final
Japão 0 x 2 Brasil


Comissão técnica
Fábio Vasconcelos – técnico
Josinaldo Sousa – auxiliar
Edson Junior – chamador
Alexandre Silva – fisiologista
Halekson Freitas – fisioterapeuta

Jogadores e comissão técnica posam com torcida do Movimento Verde Amarelo, que seguram uma bandeira com o rosto do ex-jogador e atual presidente do CPB, Mizael Conrado, que também participa da foto. Fotos: Taba Benedicto/CBDV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *