Como visto na abertura dos jogos paralimpicos de Tóquio, os ventos sopram em diferentes direções, hora a favor, hora contra. Para a seleção brasileira, o vento tem soprado a favor na maior parte das vezes, começando com a natação, onde Gabriel Araujo 19 anos, conquistou sua primeira medalha e destaque para o discurso emocionado em agradecimento ao técnico:
” Não foi fácil, eu sei oque sofri, e quando todos desistiram de mim, este cara aqui não desistiu”
Gabriel chegou a virar os primeiros 50m da prova na liderança, com um tempo de 56s18, e foi a primeira medalha na primeira disputa. O ouro ficou com o chileno Alberto Abarza, 2min00s40, e Bronze para Vladimir Danilenko, do Comitê Paralímpico Russo, 2min02s74.
Outro Gabriel que está fazendo história nessas edições dos jogos, é Gabriel Bandeira que conquistou a nossa primeira medalha de ouro com um tempo de 54s76, marca que também valeu o novo recorde paralímpico da prova para o brasileiro, disputando ai na classe S14 nadando os 100M borboleta.
A prata ficou com a Grã Bretanha e o Bronze, com a Austrália.
Daniel Dias garantiu a 25º medalha na carreira sendo essa a de Bronze e levará na bagagem mais um mascote paralimpico para se somar as histórias dessa trajetória.
Phelipe Rodrigues também quis fazer história logo no início das competições e conquistou o bronze nos 50m livre da classe S10 sendo resolvida em 23s50.
Tênis de Mesa
Danielle Rauen classe T9 venceu a turca Neslihan Kavaspor 3 a 0, após sofrer uma derrota na estréia para a húngara Alexa Szvitacs por 3 sets a 1
Israel Stroh venceu o japonês Inoue por 3 a 2 sendo o melhor mesa tenista da rodada, já que os ventos para o Tênis de mesa os ventos não sopraram a favor.
Goalball
A seleção masculina de Goalball foi a surpresa da vez, com um placar de impressionantes 6×2 a seleção brasileira venceu a atual campeã paralimpica Lituania, em um jogo massacrante. Por outro lado, a seleção feminina não teve o mesmo desempenho, encarando a seleção dos EUA em uma disputa durissima disputado quase que ponto a ponto, apesar do desempenho melhorar muito depois das substituições, o placar terminou em 6×4 para os EUA.
O primeiro dia de competições em Tóquio, as 4 medalhas conquistadas na natação, colocou o Brasil em 7º Lugar no quadro de medalhas geral. Até o momento, a Australia lidera esse ranking, seguido da China. Segundo informações do Comitê Paralimpico Brasileiro o objetivo é encerrar esta edição dos jogos entre os 10 primeiros colocados.
Leia Mais:
Daniel Dias confirma a aposentadoria
Atleta chileno e participante do Parapan de Jovens 2017 volta aos treinos.

