Texto Original site IBSA
O anúncio é fruto do trabalho árduo e do empenho de todos os envolvidos no desenvolvimento do futebol para cegos no país nos últimos anos. A Áustria junta-se ao Japão e à Argentina no cenário internacional, com outros países prestes a lançar seus times na corrida para dois eventos importantes do calendário do futebol feminino para cegos no próximo ano.
A veterana Bettina Sulyok já fez história no futebol cego há dois anos, quando foi capitão da seleção nacional mista austríaca na Euro Challenge Cup 2018 em Cracóvia, Polônia.

Legenda: Seleção austríaca feminina – Kerstin, Angelika, Bettina, Dani e Sibel.
Já existe um treino regular e a equipa da capitã Bettina treina todos os sábados, juntamente com os homens, no ASKÖ 20, na Hopsagasse de Viena.
O principal objetivo da equipe recém-formada agora é participar de torneios e eventos internacionais, como o acampamento e jogos internacionais femininos do IBAS em Hereford, na Inglaterra, em julho de 2021 .
Em campo, a equipe é comandada pela experiente Bettina Sulyok, enquanto a goleira Tanja Hengl (não na foto) garante a segurança na defesa. A equipe é treinada por Joe Steinlechner, que ficou muito feliz em fazer parte do anúncio:
“Estou extremamente orgulhoso do desenvolvimento do futebol para cegos na Áustria. Nunca teria sonhado que serviríamos de modelo para as nações do futebol europeu. É maravilhoso que seu trabalho árduo seja recompensado. Tudo isso teria sido simplesmente impossível sem o grande apoio da Österreichischer Behindertensportverband – a Federação Austríaca de Esportes para Deficientes – e nosso patrocinador principal Audio 2 – obrigado por nos ajudar a fazer história! “
“Estamos todos extremamente orgulhosos desta grande conquista, que é o culminar de anos de muito trabalho e não teria sido possível sem este grande apoio que recebemos nacionalmente, mas também internacionalmente por meio do programa de desenvolvimento do futebol para cegos do IBAS. Também posso anunciar que nossa equipe já cresceu desde o seu início: estamos felizes em receber Katha Kühnlein em nossa equipe, que consideramos a melhor jogadora do mundo! ”

Legenda: treinador Steinlechner com a equipe.
A capitã Bettina Sulyok ficou igualmente feliz com a notícia: “É simplesmente inacreditável como nossa equipe se desenvolveu no último ano. Cada indivíduo é muito importante para a nossa equipe – cada um com seus pontos fortes específicos que podem trazer. Nosso treinador Joe, que usa muito seu tempo livre neste projeto, desempenha um papel muito central no desenvolvimento positivo: ele é um grande treinador, motivador, organizador e uma parte importante de nossa equipe. Estou orgulhoso e grato por fazer parte desta equipe. Espírito de equipe, respeito e prazer pelos esportes coletivos – isso é o que torna nossa força especial! “
Os jogadores mais jovens da equipe são os gêmeos Dani e Angelika, de 20 anos. Dani ficou emocionada com a perspectiva de fazer parte da equipe: “Estou muito orgulhosa de fazer parte da primeira equipe feminina da Europa! Estamos todos muito motivados e muito animados com os próximos anos e com o que eles nos reservam. ” Sua irmã Angelika estava igualmente empolgada: “Acho realmente ótimo que o futebol feminino para cegos na Áustria tenha crescido tão maravilhosamente, apesar da situação atual. Estou ansiosa por experiências internacionais e mal posso esperar para conhecer jogadoras de outros países. ”
A equipe agora tem como objetivo um dia participar de um grande evento, e com dois grandes eventos em 2021 – o acampamento e os jogos na Inglaterra e, em seguida, o primeiro Campeonato Mundial Feminino de Futebol para Cegos do IBSAna Nigéria em novembro. O sonho de enviar uma seleção austríaca ao campeonato mundial certamente disparou neste dia histórico.
Por outro lado, terá lugar em Viena um curso sobre como treinar futebol para cegos, dirigido em particular a treinadoras femininas. Cadastre-se aqui .
A Áustria foi fundamental no desenvolvimento do futebol feminino, pois sediou o primeiro acampamento internacional e jogos em maio de 2017. O evento reuniu 75 pessoas de quatro continentes, incluindo 60 mulheres envolvidas nos jogos em várias funções como jogadoras, treinadoras, árbitras , guias e assim por diante.
Para obter mais informações sobre futebol para cegos na Áustria, visite www.blindenfussball.at . O programa também é muito ativo em todas as principais redes sociais.
O Futebol para Cegos IBSA ajudou a dar o pontapé inicial na Áustria em outubro de 2016 através de workshops introdutórios e sessões de treino no âmbito do IBSA Blind Football Development Project Europe, apoiado pela UEFA . Legenda: participantes posam com a bandeira do IBAS em workshops introdutórios ao futebol para cegos em Viena em 2016.