O anúncio foi feito pela Federação Internacional de Jogos para Cegos,
É fato que diversos eventos e programações foram alterados por conta do novo coronavírus, a IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) anunciou uma nova programação envolvendo as principais competições de futebol de 5, incluindo a próxima edição da Copa do Mundo, que será disputada em 2023, na cidade inglesa de Birmingham.
O principal torneio da modalidade estará inserido em uma espécie de “combo” de eventos que a cidade promoverá simultaneamente dentro dos tradicionais Jogos Mundiais da IBSA, de 18 a 27 de agosto de 2023. A última edição aconteceu em 2015, em Seul, na Coreia do Sul – uma versão menor com judô e goalball, que serviu de qualificatório para Tóquio, foi disputado em Fort Wayne, nos EUA, no ano passado.
Relembre no vídeo abaixo , Fabio Vasconcelos falando sobre as novas regras,
No futebol de 5, além do Mundial masculino, será realizada ainda a segunda edição da Copa do Mundo feminina – a primeira estava prevista para novembro deste ano, em Enugu, na Nigéria, mas foi adiada também por conta do surto de Covid-19. Outro torneio a integrar este combo será o Mundial de futebol B2/B3.
O trio de competições é o mais prestigiado nos calendários esportivos, e o Mundial de futebol para cegos masculinos será uma qualificação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
“Esta notícia certamente despertará o interesse dos fãs de futebol em todo o mundo, especialmente na Grã-Bretanha, onde o esporte é extremamente popular. Com vários Campeonatos Mundiais mostrando o melhor que o futebol para deficientes visuais tem a oferecer, os espectadores poderão ficar de perto da ação em Birmingham, além de experimentar outros esportes ao mesmo tempo”, disse a presidente da IBSA, Jannie Hammershoi.
Os Jogos Mundiais serão realizados na Universidade de Birmingham. Ao todo, são esperado mais de mil atletas de 70 países em 11 esportes diferentes – incluindo, além do futebol de 5, o goalball e o judô, modalidades essas que são Paralímpicas, vale lembrar que o Goalball é o único esporte que não foi adaptado, é um esporte especificamente para portadores de deficiência visual
Copa América e Mundial B
A IBSA anunciou também que os torneios continentais de futebol de 5 – Copa América, Campeonato Europeu, Asiático e Africano serão todos realizados em 2022.
Outra novidade no calendário será a criação de uma Série B da Copa do Mundo, em 2023. A ideia é permitir a seleções menos tradicionais lutarem por uma vaga na elite – a campeã dessa Segunda Divisão garantirá lugar já no Mundial daquele ano.
haverá Também duas edições de Grand Prix, em 2021 e 2022, ainda sem sedes definidas. Este último valerá, pela primeira vez na história, uma vaga direta para o Mundial.
Seleção Brasileira
Com os treinos interrompidos desde o fechamento do CT Paralímpico, em meados de março, a equipe brasileira permanece com trabalhos remotos, monitorados pela comissão técnica de Fábio Vasconcelos.
Recentemente nossa equipe conversou com o Judoca multi medalhista Antônio Tenório, que ao ser perguntado sobre as expectativas dos jogos, nos disse, que primeiro será uma vitória mundial contra o Corona virus, que até mais que medalhas, trata se de uma vitória para o mundo poder voltar a competir, informou o judoca em relação a uma possível realização do mundial, e dos jogos paralimpicos de Tókyo.
Relembre aqui:
.Xadrez Paralimpico ou adaptado, conheça o esporte.
.Copa América IBSA- Brasil estreia contra o Peru
Informações: CBDV – Confederação Brasileira de Desporto para Cegos, é quem gere boa parte dos esportes voltados a pessoas portadoras de deficiência visual,