Bons resultados é oque motiva a dupla carioca a encarar o Campeonato Continental
Bons resultados é oque motiva a dupla carioca a encarar o Campeonato Continental
Posted By on 20 de agosto de 2017
A dupla disputou campeonatos como Grand Prix, e o Parapan de Jovens em São Paulo
Gabriel Silva e João Souza disputaram duas competições internacionais este ano ano e encaram, dessa vez, a competição continental em busca de bons resultados
O próximo desafio do Brasil no Judô Paralímpico será a disputa do Campeonato das Américas no dia 26 de agosto, em São Paulo com a presença de grandes atletas. A lista dos convocados da seleção conta 21 nomes, entre eles, dois do Rio de Janeiro, da nova geração de judocas do país: Gabriel Silva e João Souza.
Foto: Bruno Miani-CBDV Quatro atletas no podio durante o grand prix infraero entre eles Gabriel Souza – Todos estão com a medalha no peito vestindo quimono e pose para fotos, com mãos nos ombros, um do outro.
Com 18 anos cada – Gabriel Silva celebra aniversário nesta quarta-feira (16) –, os atletas vão para a terceira competição internacional só este ano (competiram no Parapan de Jovens e o Grand Prix Internacional). E começar o ciclo entre o selecionados para a Seleção Brasileira traz grandes aspirações para o futuro, como participar das Paralimpíadas de Tóquio em 2020.
– Foi sempre um sonho pra mim (ser convocado). Já passei por dois ciclos e agora ter chegado à seleção é uma oportunidade de representar o Brasil em Tóquio 2020 – sonha o aniversariante do dia.
Parceiros de treino no Ceibc-RJ, e agora na seleção, a dupla está ciente das dificuldades, então, procura se ajudar bastante dentro e fora dos tatames. Conversas entre si são constantes para buscarem crescer na modalidade e superar os obstáculos que surgem pelo caminho.
– Conversamos bastante sobre judô, na escola, a caminho do treino. Falamos das próximas convocações, da expectativa de ser convocado, falamos dos nossos possíveis adversários em uma competição, pois ainda não temos experiência no cenário internacional, então procuramos sempre ver as lutas no Youtube – contou Gabriel, da categoria -66kg.
Novatos na seleção, os judocas terão a companhia de Wilians Araújo e Karla Cardoso, também companheiros de clube e que já fizeram história na modalidade em Jogos Paralímpicos. Ao falar sobre o assunto, João Souza, da divisão dos meio-pesados, destaca a importância da união entre eles e a satisfação de ser convocado ao lado de seus ídolos.
– Nós do CEIBC somos muito unidos, e estar sendo convocado ao lado deles hoje é muito importante. Estar do lado da Karla e do Wilians, que sempre foram ídolos pra mim, sempre os via viajando e voltando com medalhas, e ao lado do Gabriel que sempre estivemos juntos desde a minha primeira convocação, é algo gratificante.
A pouco mais de uma semana para a disputa do Campeonato das Américas de Judô IBSA 2017, os atletas não fogem da pressão e afirmam que se preparam para conquistar uma medalha.
– Fui bronze no Grand Prix Internacional, uma competição que foi bastante forte, e conquistei o lugar mais alto do pódio no Parapan de Jovens. E nesse Campeonato das Américas estou bem focado, com o pensamento positivo e acredito na medalha – disse Gabriel, seguido por João, que também promete brigar por uma medalha.
– Ganhar experiência com certeza ganharei, mas estou treinando bastante para brigar por medalha – destacou o judoca.
A competição será realizada no próximo dia 26 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo com a presença de Argentina, Brasil Canadá, Colômbia, Estados Unidos e Porto Rico.
Fonte: Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais – CBDV