Organizado pela Federação Paulista de Vôlei para deficientes, a 1° etapa ocorreu na cidade de São Roque 70 km da capital e contou com nomes consagrados do vôlei sentado.
Visando as Paralimpiadas de Los Angeles em 2028 o projeto contou com nomes consagrados do voley sentado como a libero Gisele Dias e Renato Leite( Ambos seleção brasileira).
Com um trio formado exclusivamente para este evento teste, as regras utilizadas inicialmente foram a do vôley de praia convencional, sendo ao total 12 jogos no dia, a final saiu o melhor de três.
Com direito a premiação, o Trio formado por Renato, Levi e Vagner sairam da partida levantando o caneco.
Em entrevista concedida ao final da partida Renato se diz bastante competitivo e vê futuro na modalidade, Já para Leandro ( Sesi) é importante o aprendizado de colocar a mão na massa e levar o esporte para a cidade, já que ele é de São Roque, e para o presidente da federação, a satisfação de ter dado certo, é o primeiro passo para chegarem ao objetivo.
A FPVD convidou atletas, técnicos e árbitros que já praticam o voleibol sentado, muitos participantes da Seleção Brasileira, e fará a 1ª Etapa do Circuito Paulista de Paravolei de Praia apostando ser um novo aprendizado.
A ideia desse torneio é entender a realidade dessa nova modalidade e abrir as portas para novos praticantes, nova área de atuação para técnicos, dirigentes, patrocinadores, classificadores, árbitros e quem puder ser útil a inclusão dos deficientes físicos, através do esporte, a sociedade.