Mundial de Atletismo paralímpico

Beth Gomes conquista dois ouros no Mundial de atletismo paralímpico

Por Rafael Passos

A quarta-feira (12) do Time Brasil no Mundial de atletismo paralímpico, que está sendo disputato no Estádio Charlety, em Paris, foi brilhante. Ao todo, os atletas brasileiros conquistaram dez medalhas, sendo cinco ouros, três pratas e dois bronzes. Duas destas vitórias, dois triunfos foram da santista Beth Gomes, de 58 anos, que subiu ao lugar mais alto do pódio nas duas provas e ainda derrubou dois recordes mundiais. A atleta da equipe Fast Wheels/Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), foi a melhor no arremesso de peso, categoria F54, e no lançamento de disco, na classe F53 (ambas para cadeirantes).

Na sua primeira final do dia, Beth conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso na classe F54, com a marca de 7,75m, e bateu o recorde mundial, que era de 7,16m e pertencia a ela mesma. Nesta disputa, ela superou sua própria marca vezes. Na 1ª tentativa 7,22, na 2ª 7,34 e na 5ª 7,75m. A uzbeque Nurkhon Kurbanova foi prata, com 7,38m, e o bronze ficou com a chilena Francisca Mardones, 7,37m.

Mais tarde, a santista venceu a prova do lançamento de disco F53 ao cravar 17,12m e quebrou recorde mundial logo na segunda tentativa. A marca anterior era dela também, de 16,80m, obtida no Campeonato Brasileiro, em junho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A estadunidense Cassie Mitchell lançou o disco a 14,24, e ficou com a prata. A medalha de bronze ficou com a uraniana Zoia Ovsil, com 14,10m.

“É muita alegria, estou muito feliz com esse novo recorde, com o bicampeonato mundial. Cada recorde é uma emoção. A responsabilidade cresce cada vez, mas eu sou persistente e vou buscar cada centímetro que precisar. O trabalho está dando certo. Fazer o que eu gosto é muito gratificante”, afirmou Beth, que ainda vai competir neste mundial no lançamento de dardo na próxima segunda-feira (17), último dia do Mundial.

“Fiz na prova o que eu venho treinando. Com isso, pude conquistar a minha medalha de ouro. A minha lição de casa foi feita e colocada em campo. Bater o recorde mundial aqui em Paris, que será o palco dos Jogos em 2024, é maravilhoso, mas é só o começo. Eu, Beth Gomes, sempre estarei aqui para incentivar a nossa juventude que o esporte pode mudar a nossa vida”, afirmou a atleta diagnosticada com esclerose múltipla nos anos 1990.

Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro, em março Beth passou por uma reclassificação funcional, em Marrakech, Marrocos, durante o Grand Prix Internacional do IPC (Comitê Paralímpico Internacional, na sigla em inglês). A banca de classificação internacional que avaliou a funcionalidade dos seus membros entendeu que Beth teria tônus muscular no tronco, portanto, deveria ser reclassificada para uma classe acima, passou de F52 para F53.

Ao todo, o Brasil está representado por 54 atletas de 19 Estados na competição em Paris. A maioria dos participantes é nascida no Estado de São Paulo. São 14 dos 54 competidores com deficiência. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou a convocação de 51 atletas e 11 atletas-guia para o Mundial. Além disso, três atletas brasileiros receberam convites nominais enviados pelo World Para Athletics (WPA), braço do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês).

Confira a lista completa de convocados

Beth Gomes tem a pele clara, cabelo loiro, está sentada na cadeira de competição e faz o movimento de arremesso do peso com a mão esquerda, que tem uma munhequeira no punho, enquanto segura uma barra de apoio vertical com a mão direita, que tem uma luva. Beth veste camiseta regata verde com detalhes azuis e amarelos escrito Brasil no peito e logo abaixo a sua identificação na competição com nome completo. Foto: Alessandra Cabral/CPB

Beth Gomes conquistou duas medalhas de ouro no Mundial de atletismo paralímpico Paris 2023. Foto: Alessandra Cabral/CPB

Recent Posts

Problemas Técnicos

Estamos passando por alguns problemas tecnicos e logo mais estaremos de volta com nosso segmento…

8 meses ago

Prêmio Paralimpico 2024 revela nomes consagrados e premia atleta revelação; tem record de votação.

Foto na horizontal tirada do alto mostra o palco na tranversal,o ambiente é escuro palco…

1 ano ago

Paralimpiadas Escolares chega ao final com recordes quebrados

Por: Allonso dos Santos Supervisionado por Evelin Xavier As paralimpiadas escolares é a base do…

1 ano ago

Unicep, Cedemac,Acelgo e Insep disputam nesta quinta feira uma vaga para as semi finais do futebol de cegos.

O campeonato brasileiro serie B acontece em São Paulo e vale vaga para disputar a…

1 ano ago

Cobertura em Tempo Real em Paris

Nosso site não esta atualizado porque não temos dado conta de coloocar tantas informações, uma…

1 ano ago

Agenda: fique por dentro dos dias e horários que a Seleção Brasileira entrará em disputa

Parataekwondo, Goalball, e tiro com arco serão as primeiras modalidades a serem disputadas. Os Jogos…

1 ano ago