Mundial de Atletismo paralímpico

Brasil conquista três medalhas no 1° dia do Mundial de atletismo paralímpico

Por Rafael Passos

Neste domingo (9), o primeiro dia de disputas no Mundial de atletismo paralímpico em Paris, o Brasil mostrou a sua força novamente. Os melhores atletas do atletismo paralímpico desembarcaram na capital francesa, mais exatamente no estádio Charlety, para a disputa do mundial da modalidade, entre os dias 8 e 17 de julho.

A delegação brasileira conquistou uma prata, com Lorena Spoladore no salto em distância da classe T11 (para cegos), e um bronze com Vinicius Quintino na petra (T72) e outro com Wallace dos Santos no arremesso de peso F55 (para cadeirantes).

O Brasil terminou o primeiro dia de competição na décima colocação do quadro geral de medalhas. A Tunísia, com dois ouros e uma prata, lidera, seguida pela Colômbia e Uzbequistão, com um ouro, duas pratas e um bronze cada.

Ao todo, o Brasil está representado por 54 atletas de 19 Estados na competição em Paris. A maioria dos participantes é nascida no Estado de São Paulo. São 14 dos 54 competidores com deficiência. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou a convocação de 51 atletas e 11 atletas-guia para o Mundial. Além disso, três atletas brasileiros receberam convites nominais enviados pelo World Para Athletics (WPA), braço do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês).

Confira a lista completa de convocados

A primeira medalha da delegação brasileira foi a prata conquistada por Lorena Spoladore no salto em distância da classe T11 (para deficientes visuais).

#PraCegoVer Lorena Spoladore comemora com a bandeira do Brasil nas costas. Lorena, atleta do salto em distância T11 (deficiência visual), sorri, com o braço direito levantado e veste regata amarela e uma venda de competição. Foto: Alexandre Schneider/CPB.

#PraCegoVer Foto de Vinícius Quintino, da Petra. O atleta é branco, está segurando o guidão do seu triciclo com a mão esquerda e com a direita faz o sinal hang loose. Vini veste camiseta regata da delegação brasileira nas cores verde e amarela e usa capacete nas mesmas cores.

Vinicius conquistou a medalha de bronze nos 100m pela classe T72 da petra, com o tempo de 17s60. Foi a 2ª medalha do Brasil no Mundial de atletismo paralímpico, em Paris. O caçula da delegação brasileira, com apenas 16 anos, fez sua estreia em Mundiais. A petra é uma prova na qual os atletas correm com os seus próprios pés apoiando-se em uma espécie de triciclo sem pedais.

Vinicius Quintino fez 17s60 e superou em dois centésimos o quarto colocado Deividas Podobajevas, da Lituânia. O vencedor da prova foi o britânico Gavin Drysdale, com 16s66. A prata ficou com o também britânico Rafi Solaiman, com 16s78.

“Estou muito feliz com essa medalha. A prova foi muito disputada e acho que, por ser o meu primeiro Mundial, foi muito bom. Pretendo melhorar  ainda mais para o próximo Mundial, em Kobe 2024”, afirmou o atleta que tem paralisia cerebral em decorrência de uma anoxia durante o parto.

#PraCegoVer foto de Wallace dos Santos, do arremesso de peso, durante prova da modalidade no estádio. Walace é negro, cabelos curtos, usa cavanhaque e está sentado na cadeira de rodas. Ele segura o peso com a mão direita, junto a cabeça, e com a mão esquerda segura uma barra vertical. Foto: Alexandre Schneider / CPB.

A última medalha brasileira do dia foi com o carioca Wallace dos Santos no arremesso de peso da classe F55. O campeão paralímpico da prova atingiu a marca de 11,87m no seu último arremesso e conquistou o bronze. A vitória foi do búlgaro Ruzhdi Ruzhdi, que arremessou o peso em 12,68m, e a prata ficou com o polonês Lech Stoltman, com 12,27m.

“A prova foi boa. Demorei um pouco para me encaixar e sentir confortável na cadeira. Com isso, o último arremesso acabou sendo o melhor. Sair com uma medalha no meu primeiro Mundial é muito gratificante. Vou comemorar esse bronze como se fosse um ouro. Agora é continuar forte nos treinos para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, em novembro”, afirmou Wallace.

Recent Posts

Problemas Técnicos

Estamos passando por alguns problemas tecnicos e logo mais estaremos de volta com nosso segmento…

8 meses ago

Prêmio Paralimpico 2024 revela nomes consagrados e premia atleta revelação; tem record de votação.

Foto na horizontal tirada do alto mostra o palco na tranversal,o ambiente é escuro palco…

1 ano ago

Paralimpiadas Escolares chega ao final com recordes quebrados

Por: Allonso dos Santos Supervisionado por Evelin Xavier As paralimpiadas escolares é a base do…

1 ano ago

Unicep, Cedemac,Acelgo e Insep disputam nesta quinta feira uma vaga para as semi finais do futebol de cegos.

O campeonato brasileiro serie B acontece em São Paulo e vale vaga para disputar a…

1 ano ago

Cobertura em Tempo Real em Paris

Nosso site não esta atualizado porque não temos dado conta de coloocar tantas informações, uma…

1 ano ago

Agenda: fique por dentro dos dias e horários que a Seleção Brasileira entrará em disputa

Parataekwondo, Goalball, e tiro com arco serão as primeiras modalidades a serem disputadas. Os Jogos…

1 ano ago