Recentemente o IPC- Comitê Paralimpico Internacional, divulgou que as classes 4.0 e 4.5 dos basquete em cadeira de rodas precisou passar por uma reavaliação, referente a classificação funcional, diante a isso, nossa equipe conversou com a Sônia Ribeiro, ela é classificadora da CBBC- Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, que nos esclarece o que na prática isso representa.
Informação traduzida para o português, originalmente em inglês.
O Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) concordou em garantir um tempo extra à Federação Internacional de Basquete de Cadeira-de-rodas (IWBF) para finalizar a verificação de elegibilidade de todos os jogadores de classe 4.0 e 4.5 para competir nos Jogos Paraolímpicos de Tokyo 2020.
Desde Janeiro de 2020, quando o IPC declarou que o IWBF não cumpria com o Código de Classificação de Atletas IPC 2015,
o Corpo de Governo Global de Basquete de Cadeira-de-rodas precisaria conduzir posições legíveis de 132 4.0 e 4.5 esportistas de classe para competir em Tokyo. Esta regra – a primeira fase de uma ação aprovada e planejada sobre o cumprimento do código – encontrou 119 jogadores elegíveis e 9 não-elegíveis. Quatro casos continuam esperando uma segunda chance desde a data de 29 de Maio de 2020.
Mike Peters, Executivo Chefe do IPC, disse: “Devido à necessidade de conseguir mais informações sobre 4 casos de jogadores, o IPC concordou em garantir ao IWBF uma segunda prolongação à data limite de Maio. Com tão poucos atletas ainda a serem analisados, nenhuma nova data limite foi estabelecida pelo IPC enquanto que o progresso contínuo é totalmente esperado pelo IBWF.”
“O IPC também irá continuar a monitorar o comprometimento de IWBF com o plano de ação aprovado”.
Além de avaliar todos os jogadores de 4,0 e 4,5, devido a Tokyo 2020, o IPC em Janeiro 2020 também requeriu que o IWBF garanta seu próprio código de classificação e ações e está totalmente confiante com o Código de Classificação do IPC não mais longe do que 31 de Agosto 2021. No momento IWBF está excluído dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Uma falha em alinhar-se à esta data limite significará que o basquete em cadeira-de-rodas não será readmitido nos jogos de Paris 2024.
Relembre aqui
Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeiras de rodas é conquistado pela equipe Gladiadoras Gaadim
Campeonato Paulista de Basquete Sobre Rodas.
Anunciado os nomes da seleção brasileira que nos representará em Londres.
Informações: IPC- Comitê Paralimpico Internacional
O Paradesportivo agradece a gentileza da CBBC por nos fornecer a informação concreta e nos colocar a sua classificadora funcional a disposição para estes esclarecimentos.
Estamos passando por alguns problemas tecnicos e logo mais estaremos de volta com nosso segmento…
Foto na horizontal tirada do alto mostra o palco na tranversal,o ambiente é escuro palco…
Por: Allonso dos Santos Supervisionado por Evelin Xavier As paralimpiadas escolares é a base do…
O campeonato brasileiro serie B acontece em São Paulo e vale vaga para disputar a…
Nosso site não esta atualizado porque não temos dado conta de coloocar tantas informações, uma…
Parataekwondo, Goalball, e tiro com arco serão as primeiras modalidades a serem disputadas. Os Jogos…