Conversamos com o diretor técnico e coordenador de atividades do FPDC-Federação Paulista e desporto para Cegos Fábio Breda.
Resumo para deficiente auditivo
No Cargo de diretor técnico ele auxilia nas ações, nas competições enfim no planejamento das atividade e modalidades existentes na federação.
Concomitante a isso, ele cuida do atletismo de forma mais direta fazendo sua programação coordenando as ações dentro de um planejamento para que as equipes filiadas e não filiadas também venham participar.
No Comitê Paralímpico Brasileiro ele trabalha mais com modalidade de atletismo, sua área de atuação são as provas de média e longa distância que vai desde 800 m a maratona, além de acompanhar o atleta e descobrir novos talentos.
Quando perguntado sobre quais são as dificuldades de se trabalhar com atletas desse naipe, tendo em vista que cada um tem sua particularidade, Fábio nos respondeu que não vê diferença na forma de tratamento e nenhuma dificuldade específica com cada caso mas sim, uma atenção, é preciso ajustar as atividades de acordo com cada necessidade para que eles se desenvolvam da maneira correta mostrando seu melhor desempenho seu melhor resultado pensando aí no caso de uma participação esportiva, competitiva.
Perguntamos sobre as classificações funcionais, Fábio nos disse que há as classes funcionais, e as classes visuais, com intuito de igualar a participação de acordo com o nível de deficiência e dentre elas existem algumas subdivisões, como a o cego total, o baixa visão, e uma também baixa visão, mas que enxerga um pouco mais além, e sobre isso, Fábio esclarece que nem todos os deficientes visuais competem juntos na mesma classe, é preciso frisar a importância disso.
Perguntei sobre a possibilidade de atletas deficientes visuais, competir com atletas de outros classes, portadores de outras deficiências, como por exemplo atletas com membros superiores ou inferiores amputados, sobre isso, ele nos respondeu que, em alguns eventos de demonstração, ou quando há um número muito baixo de participantes daquela classe, as organizações podem até agrupar, mas cada um será premiado dentro da sua classe, conforme a deficiência.
Relembre publicações antigas
Judô conquista a 1° medalha na Surdolimpiadas.
Seleção brasileira de judô é convocada para intercâmbio no Japão
8 douradas no Campeonato das Américas de judô IBSA 2017
Prata foi literalmente presente de grego.
Foto: Arquivo pessoal- Cedido
Descrição da Imagem para deficiente visual:
Fábio Breda está em pé, veste uma camisa azul com simbolo do CPB estampado ao lado direito em branco e do lado esuerdo, o logo da Loterias Caixa. ao fundo, uma parede marrom, Fábio tem cabelos curtos e grisalhos, na ocasião da foto, está de frente para a foto e com um leve sorriso.
Estamos passando por alguns problemas tecnicos e logo mais estaremos de volta com nosso segmento…
Foto na horizontal tirada do alto mostra o palco na tranversal,o ambiente é escuro palco…
Por: Allonso dos Santos Supervisionado por Evelin Xavier As paralimpiadas escolares é a base do…
O campeonato brasileiro serie B acontece em São Paulo e vale vaga para disputar a…
Nosso site não esta atualizado porque não temos dado conta de coloocar tantas informações, uma…
Parataekwondo, Goalball, e tiro com arco serão as primeiras modalidades a serem disputadas. Os Jogos…