Categories: Esporte adaptado

Saiba como está sendo o retorno do CT Paralimpico.

Devido ao surto do COVID-19 a rotina de diversos brasileiros passaram por mudanças, porém, ainda com diversos cuidados a rotina vai se adequando a “novo normal” sendo assim, entramos em contato com a assessoria de comunicação do Comitê Paralimpico Brasileiro -CPB para entender como está sendo tratado este retorno.

Quem respondeu as nossas dúvidas e questionamentos, foi o Sr, Alberto Martins coordenador técnico do CPB, fica aqui nosso registro de gratidão.

Paradesportivo: Como está sendo feito esse retorno? 

CPB – O Centro de Treinamento Paralímpico foi reaberto somente para atletas do alto rendimento de atletismo, natação e tênis de mesa, porque são as modalidades cujo centro de excelência é sediado no CT Paralímpico, em São Paulo. 

Nesta fase de reabertura, não mais do que 50 pessoas, em horários distintos, estão fazendo uso do equipamento esportivo. Funcionários e demais profissionais que atuam no CT diariamente continuam em isolamento por tempo indeterminado. 

Neste primeiro momento, somente atletas medalhistas em Jogos Paralímpicos ou campeonatos mundiais de 2019 foram convidados.   

Paradesportivo: Quais cuidados os atletas estão precisando tomar para esse retorno? 

CPB: Desde a autorização concedida pela prefeitura, em 27 de junho, a equipe médica do CPB tem submetido os atletas que retornaram às atividades e os treinadores a testes de PCR e sorologia com frequência. Só têm autorização para entrar no CT aqueles que testam negativo. Nenhum atleta ou qualquer outro profissional fica hospedado no residencial do CT, nem tampouco faz refeições nas instalações do local. 

Além disso, os atletas têm seguido o protocolo de segurança elaborado pelo CPB que define todos os cuidados de higiene, distanciamento social e demais medidas preventivas que os atletas devem exercer durante os treinos e no deslocamento até o Centro de Treinamento Paralímpico. Os treinamentos estão sendo individualizados, mantendo distanciamento adequado e em horários alternados. 

Antes disso, tanto os atletas quanto os profissionais que compõem a comissão técnica destas modalidades, são submetidos a túneis de sanitização, com spray higienizador, e por todo um processo completo de higienização de seus materiais.  

Também têm sido repetidos os testes PCR e testes rápido em todos os atletas e em todos profissionais que estão em contato com os mesmos de maneira frequente. Com isso, qualquer pessoa que apresentar tais sintomas deverá entrar nos protocolos oficiais das autoridades. 

Paradesportivo: Houve casos de infecção entre atletas ou comissão técnica, e como foi tratado este assunto? 

CPB: Não houve. Desde que os atletas e profissionais do CPB foram colocados em quarentena, não houve a notificação de nenhum membro contaminado pelo novo coronavírus.  

Paradesportivo: Há previsão de retornos das competições, como o circuito Loterias Caixas? E há alguma outra agenda de eventos prevista para ainda esse ano de 2020? 

CPB: Não há ainda nenhuma previsão de retorno de competições disputadas no CT Paralímpico. 

Paradesportivo: Como está sendo tratado o assunto do adiamento das Paralimpíadas de Tokio e como esse assunto afetou os treinamentos tanto de atletas quanto da comissão técnica? 


CPB: O adiamento dos Jogos Paralímpicos teve um grande impacto na nossa programação, não somente em relação à preparação da delegação, dos atletas, da logística, entre outros fatores, mas também afetou tecnicamente. Devido à pandemia, tivemos cancelamentos de vários eventos esportivos que eram necessários para a preparação dos atletas, tanto nacionais quanto internacionais. Então, o aspecto técnico também foi bastante prejudicado com o adiamento.

Informações da assessoria de comunicação do CPB

Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB

Descrição da foto para portadores de deficiência visual:
Fundo escuro, sr Alberto está sentado com microfone em mãos na posição de palestra, veste camisa azul com detalhes em amarelo e tem cabelos grisalhos.

Leia também:
https://paradesportivo.com.br/treino-na-pandemia-entenda-como-alguns-paratletas-estao-se-adaptando/

Recent Posts

Problemas Técnicos

Estamos passando por alguns problemas tecnicos e logo mais estaremos de volta com nosso segmento…

8 meses ago

Prêmio Paralimpico 2024 revela nomes consagrados e premia atleta revelação; tem record de votação.

Foto na horizontal tirada do alto mostra o palco na tranversal,o ambiente é escuro palco…

1 ano ago

Paralimpiadas Escolares chega ao final com recordes quebrados

Por: Allonso dos Santos Supervisionado por Evelin Xavier As paralimpiadas escolares é a base do…

1 ano ago

Unicep, Cedemac,Acelgo e Insep disputam nesta quinta feira uma vaga para as semi finais do futebol de cegos.

O campeonato brasileiro serie B acontece em São Paulo e vale vaga para disputar a…

1 ano ago

Cobertura em Tempo Real em Paris

Nosso site não esta atualizado porque não temos dado conta de coloocar tantas informações, uma…

1 ano ago

Agenda: fique por dentro dos dias e horários que a Seleção Brasileira entrará em disputa

Parataekwondo, Goalball, e tiro com arco serão as primeiras modalidades a serem disputadas. Os Jogos…

1 ano ago